Our tool for managing your permission to our use of cookies is temporarily offline. Therefore some functionality is missing.
O FUTURO É ELÉTRICO, DIGITAL E CIRCULAR.
A sustentabilidade é um dos principais objetivos do BMW Group e está firmemente ancorada na estratégia empresarial. Ao mesmo tempo, pode contar com uma longa tradição no que diz respeito à forma como é possível avançar ainda mais na gestão sustentável. O objetivo declarado é uma abordagem abrangente de três pilares que se estendem ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado: ecológico, social, económico e concentrado na economia circular. De acordo com este enquadramento, o desenvolvimento de viaturas elétricas é um fator crucial – mas não é o único: para o BMW Group, a sustentabilidade estende-se desde a cadeia de fornecimento, passando pelo desenvolvimento e produção, até ao fim da fase de utilização de todas as viaturas.
OS NOSSOS DEVERES.
- 01 O BMW Group comprometeu-se a cumprir o Acordo Climático de Paris e o objetivo de 1,5 graus que o integra.
- 02 Todos os objetivos de redução de CO2 a curto prazo do BMW Group foram validados cientificamente (iniciativa Science-Based-Target, SBTi) e, além disso, foi ainda o único fabricante de automóveis a designar (a partir de fevereiro de 2023) um objetivo de CO2 separado para a cadeia de fornecimento.
- 03 Além disso, o BMW Group comprometeu-se com o objetivo de neutralidade climática (SBTi “net zero”).
DESCUBRA A NOSSA ABORDAGEM HOLÍSTICA DE SUSTENTABILIDADE E O i5.
OBJETIVOS CLAROS.
2025.
A New Class (Nova Classe) estabelecerá novos padrões de sustentabilidade.
Início da produção na BMW iFactory Debrecen, Hungria:
- Sem fontes de energia fóssil no funcionamento da fábrica.
- Extensão contínua da economia circular de materiais e energias.
- Modelos totalmente elétricos.
2030.
A economia de 40% de CO2 durante todo o ciclo de vida de uma viatura significa:
- 20% na cadeia de fornecimento.
- 80% na produção.
- 50% na fase de utilização.
- No ano de 2030, as viaturas BMW e MINI totalmente elétricas deverão representar, pelo menos, 50% de todas as entregas.
Longo prazo.
É o objetivo claro do BMW Group tornar-se neutro em termos climáticos de acordo com o SBTi. Como garantia, a empresa definiu objetivos e metas específicos para o ano de 2030.
A SUSTENTABILIDADE É PARTE PERMANENTE DA ESTRATÉGIA DO BMW GROUP.
A NOSSA ABORDAGEM ABRANGENTE DE TRÊS PILARES.
Ecológico.
O BMW Group tem o dever de atingir os objetivos do Acordo Climático de Paris e de reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor acrescentado, observando todas as diretrizes ecológicas. Os elementos essenciais são a proteção do ambiente, a gestão eficiente dos recursos disponíveis e a continuação do desenvolvimento da economia circular como elemento central crucial.
Social.
O BMW Group assume-se como uma empresa e uma entidade empregadora com responsabilidade social pelos seus colaboradores e pela sociedade. É, por isso, que atribui grande valor à saúde, à diversidade e às oportunidades de desenvolvimento da sua força de trabalho. Como interveniente global, o BMW Group está igualmente ciente da sua responsabilidade para com a sociedade.
Económico.
O BMW Group está ciente da sua importância económica e organiza a sua governança empresarial de acordo com princípios responsáveis direcionados para o aumento do valor do negócio de uma forma sustentável. De importância fundamental é a conformidade com as diretrizes, que consideramos como a pedra basilar para o sucesso a longo prazo e que estão firmemente consagradas na nossa cultura empresarial. Através desta abordagem, pretendemos evitar prejuízos financeiros e uma perda de confiança na nossa empresa logo desde o início. Consequentemente, a nossa gestão de possíveis riscos contempla sempre o futuro e as consequências para a nossa empresa.
RELATÓRIO DO BMW GROUP.
RELATÓRIO INTEGRADO SOBRE O STATU QUO ATUAL.
O BMW Group considera que a sua responsabilidade reside na sustentabilidade, mensurabilidade e transparência do seu relatório.
- Desde 2020, temos vindo a combinar o nosso relatório anual com o nosso relatório de sustentabilidade para criar um único relatório integrado.
- Em 2022, o BMW Group recebeu o prémio de confiança Building Public pelo melhor relatório de sustentabilidade entre as empresas DAX 40.
- Este relatório combinado oferece uma visão geral precisa dos nossos objetivos na área da sustentabilidade e também apresenta as metas anuais alcançadas.
METAS NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE.
A SUSTENTABILIDADE TEM UMA LONGA TRADIÇÃO NO BMW GROUP.
- Anos 1970
- 2000
- Anos 2010
- Anos 2020
1972.
O BMW 1602 Elektro é apresentado ao público como a primeira viatura da BMW com tração elétrica nos Jogos Olímpicos de Munique.
1973.
O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis do mundo a nomear o seu próprio responsável pelo meio ambiente.
2000.
A sustentabilidade torna-se num princípio orientador fundamental na estratégia empresarial do BMW Group.
Desde 2001.
Adesão do BMW Group ao Pacto Global da ONU. O primeiro Relatório de Sustentabilidade da BMW é publicado.
2007.
Os desenvolvimentos tecnológicos do BMW EfficientDynamics na redução de combustível apontam o caminho para o futuro.
2009.
A sustentabilidade torna-se num objetivo empresarial permanente do BMW Group.
2011.
A sustentabilidade é parte integrante do processo de aquisição e um critério de compra essencial.
2012.
Definição de dez metas de sustentabilidade a serem alcançadas até ao ano de 2022.
2013.
O BMW i3 é apresentado ao público como o pioneiro da mobilidade elétrica.
Desde 2014.
Classificação do BMW Group através da plataforma EcoVadis.
2020.
Especificação de metas ambiciosas de redução de CO2 em toda a cadeia de valor acrescentado.
Desde 2020.
A sustentabilidade está no centro da orientação estratégica do BMW Group.
2021.
O BMW i Vision Circular como pioneiro da economia circular. É publicado o primeiro relatório integrado referente ao ano de 2020.
QUESTÕES FREQUENTES.
De que forma a sustentabilidade está consagrada no BMW Group?
As metas específicas do BMW Group são direcionadas para a redução das emissões de CO2, aumentando a eficiência dos recursos e melhorando ainda mais os padrões sociais e ambientais. Por esta razão, em julho de 2020, foram definidos objetivos claramente especificados, que deverão ser implementados até 2030. O espectro varia desde tópicos, como a redução de CO2 e a mobilidade elétrica através da economia circular, padrões ambientais e sociais, à responsabilidade social.
As nossas ações são direcionadas para cumprir o objetivo de sermos o fabricante Premium mais bem-sucedido e sustentável da mobilidade individual. Para atingir este objetivo, somos um número maior e cada vez mais abrangente de soluções de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, pretendemos cumprir a nossa responsabilidade de manter os padrões sociais e éticos.De que forma o BMW Group difere dos seus concorrentes no que diz respeito à sustentabilidade?
O BMW Group valoriza bastante a sua abordagem abrangente ao tema da sustentabilidade. É, por isso, que as três dimensões da sustentabilidade (meio ambiente, questões sociais, governança empresarial responsável) são um fator essencial na tomada de decisão em todos os projetos. Por conseguinte, integramos medidas orientadas para a sustentabilidade em toda a empresa, principalmente, desde o design, passando pelo desenvolvimento e produção, até as vendas. Além disso, utilizamos medidas direcionadas para motivar os nossos departamentos comerciais a se tornarem mais sustentáveis em diferentes ramos de atividade.
O BMW Group é membro da EcoVadis? De que forma se classifica na comparação internacional de toda a indústria?
O BMW Group é membro da EcoVadis e está entre os 2% melhores na classificação do setor: a pontuação da EcoVadis (em 11/2022) é de 75/100, em comparação com uma média do setor de 45/100.