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AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE ABRANGENTE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.
Sob o tema do meio ambiente, o BMW Group está a mudar o foco para a sustentabilidade ecológica, redução de CO2 e conservação de recursos ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado. Desde a cadeia de fornecimento, gestão de fornecedores, manuseamento de matérias-primas, passando pelo desenvolvimento e produção até à fase de utilização de todos os produtos e muito mais: ao adotar esta abordagem abrangente, o BMW Group está a funcionar em conformidade com o objetivo do Acordo Climático de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.
REDUÇÃO DE CO2.
O BMW Group tem como objetivo reduzir substancial e mensuravelmente a sua pegada ecológica ao longo de toda a cadeia de valor acrescentado – antes, durante e após a fase de utilização das viaturas.
- O BMW Group está a acelerar a sustentabilidade. A partir de 2024, as marcas BMW e MINI irão apresentar jantes de alumínio fundido fabricadas com 100% de eletricidade verde. Esta mudança aplica-se à eletrólise, que consome muita energia, durante a produção de alumínio e a fundição das jantes. Acordos correspondentes com todos os fornecedores de jantes do BMW Group estão em vigor.
- Atualmente, cerca de cinco por cento das emissões de CO2 podem ser atribuídas às jantes. Fazer a mudança para um método de produção mais sustentável com eletricidade verde reduz estas emissões em mais de metade. O BMW Group utiliza cerca de 10 milhões de jantes de liga leve por ano, 95% das quais são jantes de alumínio fundido.
- A partir de 2023, a MINI tornar-se-á pioneira neste campo. As jantes de alumínio fundido da nova geração do MINI Countryman já serão fabricadas com 70% de alumínio secundário. Combinando 100% de eletricidade verde na produção e 70% de recursos secundários, as emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% em comparação com os métodos de produção padrão. A partir de 2024, os modelos BMW que saem de fábrica também serão equipados com jantes de alumínio fabricadas com 100% de energia renovável e 70% de alumínio secundário.
- Além disso, a partir de 2025, serão utilizados nos modelos da New Class (Nova Classe) revestimentos fabricados em plástico com cerca de 30% derivado de redes de pesca e cordas recicladas. Isto irá também evitar a eliminação destes materiais residuais da indústria marítima como resíduos no mar.
- Os métodos de produção inovadores para proteção contra corrosão e tintas mate não requerem recursos fósseis e ajudam a reduzir em 40% as emissões de CO2 dos modelos BMW construídos nas fábricas da Europa e da África do Sul.
- O BMW Group é o primeiro fabricante de automóveis do mundo a utilizar tintas mate fabricadas de biomassa em vez de óleo mineral. Além disso, as fábricas do BMW Group em Leipzig (Alemanha) e Rosslyn (África do Sul) trabalham com verniz anticorrosivo produzido de forma sustentável, um procedimento certificado pela Agência de Inspeção Técnica Alemã TÜV.
- Graças aos processos de produção inovadores da BASF, produtos primários à base de óleo mineral, como a nafta, podem ser substituídos por recursos renováveis fabricados de resíduos orgânicos logo na primeira fase da produção de tintas. Isto não só reduz a utilização de recursos fósseis, como também reduz as emissões de CO2 relacionadas com o transporte e o processamento posterior da nafta.
SISTEMAS DE CONTROLO.
Ao adotar uma abordagem abrangente, o BMW Group consegue uma melhoria substancial ao longo de todo o ciclo de vida, de uma geração de viaturas para a seguinte. Com a New Class (Nova Classe), em particular, o BMW Group irá reduzir as emissões de CO2 mais rapidamente e concentrar ainda mais o desenvolvimento numa economia circular. Como resultado da abordagem orientada para o valor do sistema de controlo dentro do Grupo, garantimos que as especificações sejam implementadas de forma consistente em toda a empresa. Desta forma, estamos a ter em conta os objetivos de redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida das viaturas, bem como os requisitos específicos do mercado para a frota automóvel. Utilizamos um sistema de gestão ambiental certificado para monitorizar a implementação das metas definidas e avaliar os avanços no processo de desenvolvimento.
SUSTENTABILIDADE AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR ACRESCENTADO.
ANTES DA FASE DE UTILIZAÇÃO.
GESTÃO DA CADEIA DE FORNECIMENTO E DE FORNECEDORES.
Atualmente
Para o BMW Group, a sustentabilidade começa na rede de fornecedores. Foi, por isso, que reestruturámos as nossas cadeias de fornecimento – de forma transparente e de acordo com padrões elevados:
- Desenvolvimento contínuo de fornecedores juntamente com a gestão consistente de fornecedores e subfornecedores.
- Regulamentos e medidas claras para a proteção dos direitos humanos, que incluem a garantia de uma proibição total do trabalho infantil, que também se aplica aos nossos fornecedores.
- Uma gestão de risco fiável é indispensável, especialmente para materiais críticos. Estes incluem exigências muito rígidas dos nossos fornecedores. O que também inclui projetos especiais na cadeia de fornecimento para recursos críticos.
- Desenvolvimento contínuo de fornecedores juntamente com a gestão consistente de fornecedores e subfornecedores.
2030
O nosso objetivo é alcançar uma redução de 40% de CO2 por viatura em toda a cadeia de valor acrescentado até 2030. A cadeia de fornecimento é responsável por 20% desta redução de CO2.
PRODUÇÃO.
Atualmente
Não utilizamos terras raras na tração elétrica dos nossos motores elétricos de 5ª geração. No fabrico de baterias das nossas viaturas eletrificadas, utilizamos 100% de eletricidade verde – assim como os nossos fornecedores de células de bateria. Além disso, as nossas baterias podem ser recicladas a um nível superior a 90%. Como referência em questões de sustentabilidade, especificamos padrões de produção adicionais:
- Em parceria com os nossos fornecedores, pretendemos converter a nossa produção de aço, passo a passo, de modo a torná-la praticamente isenta de CO2.
Nos próximos anos, os acordos com a Salzgitter AG e a H2 Green Steel irão abranger mais de 40% das necessidades de aço nas fábricas europeias do BMW Group. - Desde 2020, obtemos toda a nossa eletricidade comprada externamente a partir de fontes de energia renováveis.
- Desde 2021, todas as nossas instalações são completamente neutras de CO2 devido a medidas de compensação.
- As nossas tintas utilizam um processo de produção à base de água. Além disso, o BMW Group utiliza tintas mate derivadas 100% de resíduos orgânicos nas suas fábricas na Europa e na África do Sul.
- A partir de 2025 (New Class (Nova Classe)):
Na vanguarda da produção para a New Class (Nova Classe) está um processo com redução de CO2 através da utilização de eletricidade verde e materiais secundários. As células de bateria são produzidas com cobalto, lítio e níquel, que contém uma proporção de materiais secundários. Além disso, os fabricantes comprometem-se a produzir apenas com eletricidade a partir de energias renováveis. Desta forma, o BMW Group é capaz de reduzir a pegada de CO2 na produção de células de bateria em até 60% em comparação com a geração atual de células de bateria. - As matérias-primas, cobalto e lítio, utilizadas na nova geração de células de bateria são provenientes de minas certificadas. Isto dá-nos transparência nos métodos de extração e assegura que a exploração mineira é conduzida de forma responsável.
- Em parceria com os nossos fornecedores, pretendemos converter a nossa produção de aço, passo a passo, de modo a torná-la praticamente isenta de CO2.
2030
O nosso objetivo principal é alcançar uma redução de 40% de CO2 por viatura ao longo de todo o processo de valor até 2030. A meta de redução de CO2 para a produção própria do BMW Group até 2030 é de 80%. Para o efeito, consideramos os aspetos regionais na análise das medidas.
- Estamos continuamente a otimizar a nossa eficiência energética.
- Estamos a avançar com a utilização de fontes de energia renováveis nas nossas instalações.
DURANTE A FASE DE UTILIZAÇÃO.
REDUÇÃO DAS EMISSÕES.
Atualmente
Como forma de melhorar continuamente a sustentabilidade, a BMW reduziu as emissões reais das viaturas em utilização, o que resultou numa redução das emissões de CO2 em mais de metade desde 1995. Conseguimos atingir este objetivo com a utilização de motores de combustão altamente eficientes com baixos valores de emissões devido às medidas EfficientDynamics. Além disso, alargámos a nossa gama de mobilidade elétrica: a isto juntam-se a promoção de uma condução eficiente e a expansão das infraestruturas de carregamento, por exemplo, com várias centenas de milhares de postos de carregamento dos nossos parceiros (DCS GmbH, Ionity, etc.).
2030
Até 2030, o BMW Group pretende reduzir as emissões de CO2 por viatura durante a utilização em até 50% em comparação com 2019.
- Pelo menos, metade das viaturas vendidas é destinada a ser totalmente elétrica.
LONGA VIDA ÚTIL DEVIDO AO SERVIÇO BASEADO NAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO.
Atualmente
Também na área do Após-Venda, o BMW Group está a oferecer novas soluções de sustentabilidade, como na área do serviço baseado nas condições de utilização (CBS). O BMW Group foi o primeiro fabricante de equipamento original (OEM) a oferecer um serviço baseado nas condições de utilização (CBS) que permite a verificação exata de determinados componentes de desgaste. A viatura reconhece quando um serviço é necessário e como as peças individuais podem ser utilizadas da melhor forma até ao limite de desgaste. Isto traz vantagens para os clientes em termos do preço oferecido, bem como para o meio ambiente.
AUMENTO NA PROPORÇÃO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA DE PHEVS.
Atualmente
Ao utilizarem a ferramenta de dados de frota, os gestores de frota têm a oportunidade de implementar novas funções de sustentabilidade a partir de 2023:
- Avaliação e transparência dos valores de CO2 da frota.
- Avaliação das proporções de condução elétrica e com emissões reduzidas de viaturas híbridas plug-in.
- Análise de potencial e recomendação para eletrificação da frota.
Teremos todo o gosto em o aconselhar sobre este tema: tendermanagement@bmwgroup.com
APÓS A FASE DE UTILIZAÇÃO.
OPÇÕES DE RECICLAGEM NO FIM DO CICLO DE VIDA.
Atualmente
Em 2023, a proporção média de matérias-primas secundárias (material reciclado e material como sucata de produção, etc.) num BMW já é de aproximadamente 30%.
- Utilizamos um procedimento inovador para recuperar mais de 90% ou materiais de baterias de alta tensão.
- Em 2021, o BMW Group apresentou a sua visão de economia circular numa viatura real, o BMW i Vision Circular. Esta viatura visionária mostra a ambição do BMW Group e é fabricada 100% de materiais reciclados, sendo também 100% adequada para reciclagem. A médio prazo, o BMW Group tem como meta utilizar uma proporção de 50% de matérias-primas secundárias nas viaturas da sua frota, sempre que houver viaturas apropriadas disponíveis no mercado.
PORTEFÓLIO DE PRODUTOS.
MOBILIDADE ELÉTRICA.
A mobilidade elétrica é um pilar central da estratégia de sustentabilidade, que o BMW Group pretende expandir continuamente nos próximos anos.
- 2022: duplicação das vendas de viaturas eletrificadas face a 2021.
- 2023: 25 modelos de viaturas eletrificadas no mercado, 13 totalmente elétricas.
- Até 2025: as viaturas eletrificadas irão representar mais de 30% de todas as entregas.
- Até 2030: mais de 50% das entregas mundiais serão totalmente elétricas.
Os sistemas de armazenamento de energia potentes e sustentáveis e o desenvolvimento de novas células de bateria inovadoras são elementos-chave para futuras gerações de viaturas totalmente elétricas. O BMW Group está a trabalhar para aumentar significativamente a densidade de energia das células e, ao mesmo tempo, reduzir os custos dos materiais utilizados e da produção. A reciclabilidade da bateria é um aspeto importante que fornece informações para o desenvolvimento de futuras gerações de células de bateria. Além disso, o BMW Group está, neste momento, a realizar uma investigação intensiva sobre tecnologia de baterias de estado sólido, que já parece muito promissora.
NEW CLASS (NOVA CLASSE) 2025.
A New Class (Nova Classe) é a linha de produtos do BMW Group dedicada exclusivamente à propulsão totalmente elétrica. Está a ser desenvolvida na nossa New Cluster Architecture (nova arquitetura de cluster) (NCAR) com os seus três elementos centrais orientados para o futuro: “elétrico”, “digital” e “circular”.
A New Class (Nova Classe) marca a entrada do conceito de sustentabilidade do BMW Group na terceira fase. Nesta fase, estamos a acelerar o ritmo da redução de CO2 e a concentrarmo-nos firmemente na economia circular. É caracterizado por três aspetos principais: uma arquitetura de TI e software completamente redefinida, uma tração elétrica e geração de bateria recém-desenvolvidos e um novo nível de sustentabilidade que se estende por todo o ciclo de vida.
- Elétrico primeiro. Intransigentemente projetado e otimizado para cadeias cinemáticas elétricas – damos-lhe a designação de BEV-only. Procuramos igualar a autonomia e a margem de contribuição dos motores de combustão de última geração.
- Secundário primeiro. A proporção de materiais secundários será acentuadamente aumentada. Concentração em reduzir significativamente o consumo de recursos.
- Digital em primeiro lugar. Experiência de utilizador completamente nova. Ainda mais recursos individualmente configuráveis e reserváveis.
- Produção sem fontes de energia fóssil na nova BMW iFactory, Hungria.
INFRAESTRUTURA DE CARREGAMENTO E CARREGAMENTO.
Através do Carregamento BMW e MINI, o BMW Group está a oferecer soluções abrangentes de carregamento que permitem que a viatura eletrificada seja utilizada comodamente em diferentes situações. O portefólio inclui produtos e serviços de carregamento para utilização em viagem, em casa ou no local de trabalho.
No caso do carregamento público na Europa, o BMW Group, juntamente com os seus parceiros, garante que a energia utilizada é 100% verde. O cartão de carregamento BMW/MINI oferece acesso fácil às redes de carregamento na Europa.
MÁXIMA EXIGÊNCIA SOBRE NÓS E SOBRE OS NOSSOS FORNECEDORES EM TODO O MUNDO.
NORMAS LABORAIS E DIREITOS HUMANOS.
As diretrizes reconhecidas internacionalmente para critérios ambientais e sociais são a referência para o BMW Group em toda a cadeia de valor acrescentado. Isto afeta particularmente:
- As Diretrizes da Organização Europeia de Cooperação Económica (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
- Os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
- Os Dez Princípios do Pacto Global da ONU.
- O conteúdo da Carta Empresarial da ICC para um Desenvolvimento Sustentável.
- A Declaração de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
NORMAS AMBIENTAIS E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS-PRIMAS.
Fornecemos componentes, materiais e outros serviços em mais de 32 000 locais de produção e distribuição. A responsabilidade pelas obrigações de devida diligência social e ecológica associadas recai sobre os nossos fornecedores como parte dos nossos padrões de sustentabilidade vinculativos contratuais. Ao mesmo tempo, trabalhamos em soluções que permitam a redução ou a substituição de matérias-primas nas nossas viaturas. Analisamos continuamente as matérias-primas no que diz respeito a infrações dos padrões ambientais e sociais.
DEVIDA DILIGÊNCIA.
A NOSSA IMPLEMENTAÇÃO DA DEVIDA DILIGÊNCIA EMPRESARIAL NA REDE DE FORNECEDORES.
Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
Deveres de devida diligência na cadeia de fornecimento. Em oito anos, o BMW Group tem respeitado a devida diligência empresarial na rede de fornecedores. Em 2008, definimos medidas preventivas abrangentes, como obrigações contratuais de adesão a padrões ambientais e sociais e, pela primeira vez, estabelecemos essas especificações ao comissionar fornecedores para o BMW i3. Em 2014, esses padrões foram alargados com a adição de um processo de devida diligência em várias fases, que abrange a aquisição de material de produção para todos os modelos de viaturas, bem como bens e serviços não relacionados com a produção. Os exemplos de conteúdos incluem a obrigação contratual de padrões ambientais e sociais alargados, direitos humanos, bem como sistemas de gestão para segurança ocupacional e proteção ambiental. Todos os fornecedores com relação comercial direta com o BMW Group devem transmitir esses requisitos aos seus respetivos subfornecedores na forma de um contrato.
Acreditamos no respeito pelos direitos humanos reconhecidos internacionalmente e orientamo-nos, entre outros, pelos seguintes princípios e regulamentos:
- Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos.
- Princípios do Pacto Global da ONU.
- Princípios da Organização Internacional do Trabalho.
- Guia da OCDE de Devida Diligência para uma Conduta Empresarial Responsável.
- Plano de Ação Nacional do Governo Federal Alemão e a Lei sobre os Deveres de Devida Diligência Empresarial nas Cadeias de Fornecimento da República Federal da Alemanha com ele relacionados.
Aprovisionamento sustentável de matérias-primas
Adquirimos todas as matérias-primas críticas, como o lítio e o cobalto – matérias-primas essenciais para a produção de células de bateria – para a atual quinta geração diretamente de fornecedores de matérias-primas e disponibilizamo-las aos produtores da nossa atual geração de células de bateria. Isto permite-nos obter a rastreabilidade (balanço de massa) da origem, bem como a transparência em termos de métodos de extração.
- Alinhamento da devida diligência empresarial com o Guia da OCDE de Devida Diligência para Cadeias de Fornecimento Responsável de Minerais de Áreas Afetadas por Conflitos e de Alto Risco.
- Padrões de sustentabilidade através da segurança de fornecimento, estabilidade de preços e condições de trabalho seguras.
- Fundação da iniciativa em todo o setor “Cobalt for Development” (“Cobalto para o desenvolvimento”).
Análise e prevenção de riscos
O pré-requisito básico para a adjudicação de qualquer contrato é a adesão aos nossos requisitos de sustentabilidade especificados. Por esta razão, o BMW Group avalia constantemente os riscos e as consequências de sustentabilidade na sua rede de fornecedores, a fim de cumprir os seus deveres de devida diligência, uma vez que afetam aspetos ecológicos e direitos humanos.
O Programa de Devida Diligência do BMW Group abrange:
- A análise de risco contínua através do filtro de risco específico do BMW Group, que é complementado por mapas de risco padronizados da Responsible Business Alliance (Aliança Empresarial Responsável) (RBA).
- Metodologia de avaliação dinâmica para obter uma análise de risco de nível elevado, específica do país, para cada localização de fornecedor avaliada.
- Utilização de várias fontes de dados, como o índice UNICEF para trabalho infantil.
- Combinação desta avaliação de risco com uma consideração de grupos específicos de matérias-primas,
- Exigimos que fornecedores com mais de 100 colaboradores forneçam sistemas de gestão ambiental certificados e auditados externamente.