INTRODUÇÃO
A ECONOMIA CIRCULAR PODE CONSERVAR OS RECURSOS.
A conservação dos recursos é um dos nossos objetivos. Tal como utilizar as matérias-primas de forma tão ponderada, tão frequente e tão prolongada quanto possível. O nosso objetivo é uma economia circular. Respeitando o mundo e as boas ideias para a nossa sustentabilidade.
Abordagem circular.
60 kg de plásticos reciclados são integrados, em média, numa viatura nova do BMW Group – o que representa uma percentagem de até 20%.
Reciclagem da bateria.
90% dos materiais da bateria de alta tensão de uma viatura elétrica do BMW Group é reciclável.
Processamento de resíduos.
99% dos resíduos gerados mundialmente na nossa produção interna de 2,5 milhões de viaturas é, no ano de 2021, reciclado como materiais (93,4%) ou sujeito (5,8%) a um processamento adicional (por exemplo, reciclagem energética).
ECONOMIA CIRCULAR
DESCUBRA O PODER DA CIRCULARIDADE.
A utilização responsável dos recursos desempenha um papel fundamental para o BMW Group. Neste processo, queremos continuar a utilizar matérias-primas em linha com os nossos quatro princípios da economia circular:
THE BMW i VISION CIRCULAR.
RE:PENSAR, RE:DUZIR, RE:UTILIZAR e RE:CICLAR. O conceito BMW i Vision Circular é concebido seguindo os princípios da economia circular. A viatura Vision totalmente elétrica e compacta, focada na sustentabilidade e no luxo, oferece uma visão fascinante do futuro.
TINTAS AUTOMÓVEL MAIS SUSTENTÁVEIS FABRICADAS A PARTIR DE BIOMASSA.
As oficinas de pintura das fábricas europeias do BMW Group utilizam tintas com acabamento mate que não são fabricadas a partir do petróleo, em vez disso são fabricadas a partir de matérias-primas regenerativas, como os resíduos biológicos. Além disso, as fábricas do BMW Group em Rosslyn e Leipzig também empregam revestimentos anticorrosivos fabricados de forma sustentável. As reduções de CO2 de um processo certificado pela TÜV somam mais de 15 000 toneladas no período de 2022 a 2030.
CICLO DE VIDA ÚTIL DA BATERIA
AS FASES DA VIDA ÚTIL DE UMA CÉLULA DE BATERIA.
Desenvolvimento.
No Centro de Competência de Fabricação de Células em Munique, o BMW Group realiza pesquisas sobre a composição química ideal das células de uma célula de bateria de iões de lítio. Isto envolve submeter as peças constituintes do cátodo, ânodo, separador e eletrólito a um sofisticado processo de desenvolvimento.
Utilização na viatura.
Atualmente, as viaturas elétricas já atingem uma autonomia superior a 600 km com uma só carga, e a tendência é crescente. A experiência mostra que as viaturas elétricas são capazes de atingir a mesma quilometragem que as viaturas homólogas convencionais, sem necessidade de substituir a bateria de alta tensão.
Segunda vida.
Após a utilização intensiva da bateria de iões de lítio da viatura, seria possível continuar a utilizá-la por muitos anos como armazenamento estacionário em parques de baterias, por exemplo, antes de entrar no processo de reciclagem.
Reciclagem.
As matérias-primas da célula da bateria podem ser reprocessadas. No Centro de Competência de Fabricação de Células, o BMW Group desenvolve a reciclagem de matérias-primas secundárias para a próxima geração de células de bateria. Isto marca o fim do ciclo de vida da célula de bateria – podendo ser iniciado um novo ciclo.
Questões frequentes