
DINÂMICA INSPIRADORA. NA PROPORÇÃO CERTA.
BMW EfficientDynamics no BMW X3.
O BMW X3 está preparado para superar qualquer desafio. Tal aplica-se, em especial, ao seu sistema de tração. Estando equipado com tecnologias inteligentes BMW EfficientDynamics e com o sistema de gestão de energia avançado, o BMW X3 proporciona puro prazer de conduzir e agilidade - e, em simultâneo, permite um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos.
O BMW X3 está preparado para superar qualquer desafio. Tal aplica-se, em especial, ao seu sistema de tração. Estando equipado com tecnologias inteligentes BMW EfficientDynamics e com o sistema de gestão de energia avançado, o BMW X3 proporciona puro prazer de conduzir e agilidade - e, em simultâneo, permite um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidos.

TECNOLOGIAS QUE CONCILIAM A DINÂMICA E EFICIÊNCIA.
Os económicos motores BMW TwinPower Turbo, a construção inteligente de baixo peso e a aerodinâmica otimizada são a base ideal da eficiência, que é elevada pelas tecnologias BMW EfficientDynamics e por determinados equipamentos opcionais, como a transmissão de 8 velocidades Steptronic.
TECNOLOGIAS QUE CONCILIAM A DINÂMICA E EFICIÊNCIA.
Os económicos motores BMW TwinPower Turbo, a construção inteligente de baixo peso e a aerodinâmica otimizada são a base ideal da eficiência, que é elevada pelas tecnologias BMW EfficientDynamics e por determinados equipamentos opcionais, como a transmissão de 8 velocidades Steptronic.

CONSTRUÇÃO INTELIGENTE DE BAIXO PESO.
O BMW X3 foi construído com recurso a um conjunto de materiais de alta tecnologia: alumínio de baixo peso, aço de alta resistência e plásticos e magnésio de elevada qualidade.
Esta construção inteligente de baixo peso reduz o peso do veículo, confere uma elevada rigidez à carroçaria, potenciando a segurança passiva, e otimiza a aerodinâmica.


GESTÃO DA ENERGIA.
O BMW X3 dispõe de tecnologias equipadas de série que permitem gerir de forma inteligente o consumo de energia. A gestão de energia contribui sobremaneira para o elevado nível de eficiência do veículo. É a interação dessas tecnologias que permite ao veículo apresentar um consumo de combustível e emissões de CO2 impressionantes.
-
Indicador do ponto ideal de mudança de velocidade.
As mudanças de velocidade otimizadas e oportunas podem contribuir para economizar combustível, especialmente na condução urbana e em longas distâncias. Mudanças de velocidade otimizadas, menor consumo de combustível – o sistema eletrónico do motor identifica a velocidade mais eficiente com base na situação de condução e nas rotações. Uma seta ilumina-se no visor de informações para indicar o momento mais adequado em termos de eficiência para mudar para uma velocidade mais alta ou mais baixa. O sistema reconhece também a intenção do condutor de aumentar a velocidade e atrasa a recomendação em conformidade, até que as rotações do motor voltem a subir. Testes comparativos permitiram concluir que os veículos equipados com o indicador do ponto ideal de mudança de velocidade otimizado consomem aproximadamente menos 4% de combustível.
-
Função automática Start/Stop.
A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado por breves instantes, por exemplo nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o automóvel trava até se encontrar imobilizado (transmissão Steptronic).
Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o pedal da embraiagem é pressionado (transmissão manual) ou que o pedal do travão é libertado (transmissão Steptronic), o motor volta a ligar-se automaticamente.
O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo volta a colocar o motor em funcionamento mesmo quando o automóvel se encontra imobilizado – por exemplo, se o automóvel começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.
-
Direção assistida elétrica
A função automática Start/Stop garante que o combustível só é consumido enquanto o automóvel circula. Quando o veículo se encontra parado por breves instantes, por exemplo nos semáforos ou em congestionamentos, a função automática Start/Stop economiza combustível ao desligar o motor assim que o automóvel se encontra a funcionar ao ralenti e o pedal da embraiagem é libertado (transmissão manual), ou quando o automóvel trava até se encontrar imobilizado (transmissão Steptronic).
Um sinal no visor de informações indica que a função automática Start/Stop está ativada. Assim que o pedal da embraiagem é pressionado (transmissão manual) ou que o pedal do travão é libertado (transmissão Steptronic), o motor volta a ligar-se automaticamente.
O conforto de condução e a segurança nunca são comprometidos, uma vez que a função automática Start/Stop só é ativada quando o motor alcança a temperatura ideal de funcionamento, quando a temperatura interior é a desejada, quando a bateria apresenta um nível de carga suficiente ou quando o volante é rodado. Se necessário, uma unidade central de controlo volta a colocar o motor em funcionamento mesmo quando o automóvel se encontra imobilizado – por exemplo, se o automóvel começar a deslizar ou se o para-brisas se embaciar. A função automática Start/Stop pode ser desativada em qualquer altura ao toque num botão.
-
Função de regeneração de energia
Todos os processos de travagem produzem energia cinética, e, até recentemente, esta energia não era aproveitada. A função de regeneração de energia recupera este potencial durante muito tempo ignorado, aproveitando a energia cinética libertada sempre que o condutor trava ou solta o pedal do acelerador e transformando-a em energia elétrica que é depois utilizada para carregar a bateria do automóvel. O sistema de gestão inteligente da energia significa que o alternador não necessita de funcionar permanentemente, o que reduz o esforço sobre o mesmo. O resultado é uma redução do consumo de combustível e uma performance aumentada – a pura filosofia BMW EfficientDynamics em funcionamento.

AERODINÂMICA.
O design global do veículo é expressão da filosofia EfficientDynamics. Todos os modelos BMW apresentam uma resistência aerodinâmica extremamente reduzida, graças à otimização dos componentes aerodinâmicos, o que contribui sobremaneira para a eficiência e para a redução do consumo de combustível.
Por exemplo, a cobertura plana na parte inferior da carroçaria, além de proteger o motor e o eixo traseiro, também contribui para otimizar a aerodinâmica do veículo. Estes novos componentes de design não só apresentam vantagens em termos de aerodinâmica, como também melhoram o isolamento acústico e oferecem maior proteção anticorrosão. O BMW X4 apresenta outras inovações em termos de aerodinâmica, nomeadamente o pequeno spoiler traseiro definido e os espelhos retrovisores exteriores com otimização aerodinâmica, que além de melhorarem a aerodinâmica, também proporcionam um nível de ruído inferior e protegem os vidros laterais contra a sujidade.




ECO PRO MODE.
O modo ECO PRO ajuda os condutores a reduzir o consumo de combustível em até 20%, consoante o estilo de condução. As suas funcionalidades adicionais, nomeadamente a marcha por inércia (disponível apenas em combinação com a transmissão de 8 velocidades Steptronic), o assistente de rota eficiente (disponível apenas em combinação com o sistema de navegação Professional) e os percursos ECO PRO (disponíveis apenas em combinação com o sistema de navegação Professional ou Business) proporcionam uma redução adicional de 5%.
-
Marcha por inércia
A função de marcha por inércia desliga a cadeia cinemática do motor e o automóvel desliza sem a intervenção da transmissão. Quando o condutor liberta o pedal do acelerador a velocidades entre os 50 e os 160 km/h, sem no entanto aplicar os travões, e se o assistente de rota eficiente não antecipar a necessidade de ajustar a velocidade, o veículo "desliza".
-
Cruise Control ativo com função Stop and Go no modo ECO PRO
Em combinação com o Cruise Control ativo e estando o modo ECO PRO acionado, o veículo acelera de forma mais eficaz após o acionamento dos travões.
-
Assistente de rota eficiente
Utilizando os dados do sistema de navegação, o assistente de rota eficiente é capaz de reconhecer curvas, zonas urbanizadas, limites de velocidade e saídas de autoestrada e disponibiliza com antecedência sugestões ao condutor para deixar de acelerar.
-
Percursos ECO PRO
Os percursos ECO PRO apresentam o percurso mais eficiente de acordo com a situação de trânsito. O computador de bordo apresenta a percentagem de combustível que pode ser economizado se optar pelo percurso sugerido pelos percursos ECO PRO.
TRANSMISSÃO DE 8 VELOCIDADES STEPTRONIC.

A transmissão de 8 velocidades Steptronic define novos padrões de referência no que respeita ao conforto e à performance dinâmica, sendo um elemento fundamental do BMW EfficientDynamics.
Os cursos otimizados entre engrenagens disponibilizam um débito de potência excecional em toda a gama de velocidades. Isto possibilita uma redução significativa do consumo de combustível, permitindo ao mesmo tempo ao condutor desfrutar de uma performance dinâmica e desportiva superior. Especialmente a velocidades elevadas, as relações suplementares reduzem as rotações do motor, diminuindo igualmente o consumo de combustível e o nível de ruído do motor.
A embraiagem do conversor também contribui para essa redução – mesmo com o modo manual ativado. Juntamente com as transições rápidas das rotações e a afinação precisa da transmissão, oferece um elevado nível de conforto na engrenagem das velocidades e uma considerável redução do ruído.
Graças à transmissão de 8 velocidades Steptronic do BMW EfficientDynamics, é agora possível aumentar ativamente a performance nos veículos com o novo sistema de antecipação da cadeia cinemática através do botão experiência de condução. No modo SPORT, a gestão da transmissão utiliza os dados do sistema de navegação para oferecer um nível de resposta ainda mais dinâmico e espontâneo com base nas características do percurso. Como a designação sugere, o modo COMFORT oferece um programa de mudança de velocidade orientado para o conforto, com menos velocidades.
